Ginecologia
A ginecologia é uma especialidade médica focada em cuidar da saúde da mulher como um todo e durante todas as fases da vida.
Essa especialidade tem um papel muito importante tanto na prevenção quanto no tratamento de inúmeras doenças ligadas aos órgãos genitais femininos. Esses órgãos incluem a vulva e a vagina, além do colo do útero, útero, ovários, trompas e mamas.
A primeira visita ao ginecologista deve ser feita logo após a primeira menstruação, iniciando um acompanhamento médico de imediato. A ida regular ao ginecologista é de extrema importância para as mulheres, dessa forma elas garantem bem-estar e saúde, evitando inúmeras doenças.
Além disso, essas consultas ajudam a mulher a manter os órgãos genitais livres de qualquer tipo de infecção que pode desencadear problemas, que vão do câncer até infertilidade. Alguns sintomas podem ser um alerta para a necessidade de consultar um especialista da área. Confira:
- cólicas fortes;
- ciclos menstruais irregulares;
- crescimento excessivo de pelos;
- ganho de peso e;
- desconforto nas mamas no período menstrual.
Quais problemas a ginecologia trata?
O ginecologista é o responsável pela orientação, prevenção e promoção da saúde feminina. É esse profissional que irá realizar as consultas de rotina, além de solicitar exames preventivos, cuidando de qualquer doença ligada ao aparelho reprodutivo.
Alguns dos problemas que o ginecologista trata são:
- vulvovaginite;
- síndrome do ovário policístico;
- candidíase;
- mioma uterino;
- endometriose;
- doença inflamatória pélvica,
- sangramento uterino disfuncional
- HPV
- Verrugas Vulvares
Essas são só algumas das doenças ginecológicas tratadas pela especialidade. Além disso, a consulta com um ginecologista também pode acontecer com o intuito de tratar os sintomas causados pela tensão pré-menstrual (TPM),ou até mesmo quando a mulher deseja dar início à algum tipo de método anticoncepcional. O ginecologista também é capaz de realizar o acompanhamento pré-natal, parto normal e cesariana, pois geralmente a ginecologia e a obstetrícia estão agrupadas durante a formação médica, sendo especialidades que andam lado a lado.
Quando marcar sua consultar com um ginecologista?
O recomendado é que a mulher consulte-se com um ginecologista todos os anos, realizando o preventivo com exames de rotina.
Além da consulta preventiva anual, a mulher deve procurar pelo ginecologista caso ocorra algum tipo de sintomas diferentes, como:
Atraso da menstruação
Diferente do que se pensa, menstruação atrasada nem sempre é sinal de gravidez, então é necessária uma ida ao médico para averiguar as possíveis causas.
Dor ao urinar
Sentir dor durante o ato de urinar, pode ser a indicação de uma infecção urinária.
Cólica menstrual intensa
Algumas mulheres sentem mais dores que outras durante o ciclo menstrual, contudo, essa dor não deve ultrapassar o limite da normalidade. O excesso de cólica pode estar ligado à alguma doença como, por exemplo, a endometriose.
Dor durante a relação sexual
É comum que um ginecologista receba mulheres que reclamem de desconforto durante o sexo, isso pode ocorrer devido ao ressecamento vaginal, o que pode causar a baixa líbido e prejudicando, assim, a autoestima da paciente.
Na presença de qualquer um desses sintomas o recomendado é que a paciente procure um médico especialista o quanto antes. A saúde íntima da mulher é de grande importância para o bem-estar, então, se você não faz o preventivo e não cumpre as visitas anuais ao ginecologista, pode acabar ficando vulnerável a qualquer uma das doenças ginecológicas. Lembre-se: o diagnóstico precoce pode salvar vidas.
Como é a primeira consulta com a Femme Surg?
A Femme Surg conta com um ambiente confortável e bonito, que passa a segurança e comodidade que nossas pacientes merecem. Nosso atendimento é formado por um time competente e atencioso, que respeita os limites do paciente e se compromete em priorizar sempre o bem-estar da paciente.
Em sua primeira consulta, o ginecologista questionará sobre seu histórico pessoal e familiar, além de realizar exames ginecológicos para investigar a causa do problema, dessa forma sendo capaz de indicar o tratamento ideal para cada caso.
É comum que a análise ginecológica envolva uma avaliação da região pélvica, o que inclui preventivos como o papanicolau para rastreamento do câncer do colo de útero. O ginecologista também pode solicitar outros exames, como, PCR para pesquisa de HPV de alto risco, ultrassonografia das mamas, mamografia (indicada para mulheres acima dos 40 anos),ultrassonografia pélvica, densitometria óssea, exames laboratoriais e hormonais.
Quando falamos sobre saúde íntima, sexual e reprodutiva é normal que seja difícil definir o que é normal e o que está errado, sendo uma provável condição de saúde, por isso que a visita regular ao ginecologista é fundamental para a saúde da mulher. Além de, claro, algumas mudanças de hábitos que podem influenciar para esse bem-estar.
Você pode contar com o apoio dos profissionais da Femme Surg para cuidar da sua saúde! Aproveite para curtir nossa página no Facebook e conta no Instagram, dessa forma você pode ficar por dentro de todas as informações e novidades.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com as amigas para alertá-las sobre a importância do acompanhamento ginecológico!