A ninfoplastia é uma das técnicas de cirurgia intima reconhecidas pela ACOG. É caracterizada pela redução dos pequenos e grandes lábios, além da correção de assimetrias.
É muito comum que as mulheres apresentem um desenvolvimento anormal dos pequenos lábios durante a puberdade, fazendo com que esses pequenos lábios se tornem maiores que os grandes lábios.
Essa questão estética intima é algo que incomoda muitas mulheres, sendo, segundo a Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), o motivo principal do aumento da procura e oferta das cirurgias estéticas vulvares e vaginais. Esses procedimentos estão ganhando cada vez mais espaço, contudo existem muitas controvérsias e dúvidas sobre a ninfoplastia.
É comum que muitos pacientes se perguntem: “como a cirurgia funciona?” ou “para quem é indicada?”, além de mitos que, graças a internet, são rapidamente disseminados.
Com o intuito de esclarecer esse assunto, resolvemos trazer alguns mitos e verdades sobre a técnica.
Quais os mitos e verdades sobre a ninfoplastia?
Como explicado antes, a ninfoplastia é um procedimento cirúrgico bastante seguro cujo objetivo é remover o excesso de pele dos pequenos lábios vulvares. Muitas pessoas nunca ouviram falar sobre esse procedimento, então é normal que muitas dúvidas surjam no meio do caminho.
É muito importante destacar que muitas pacientes procuram esse procedimento por vergonha ou incômodo em realação aos pequenos lábios. De acordo com a Associação Brasileira de Cosmetoginecologia (ABCGIN), são muitas as situações em que os lábios podem incomodar a mulher.
Eles podem ficar marcados nas roupas mais justas, causando certo constrangimento, assim como também podem causar o acúmulo de urina no local, facilitando uma série de infecções vaginais. Além disso, essa assimetria pode causar desconforto durante a prática de exercícios físicos e em relações sexuais.
Para entender mais sobre o assunto e ficar por dentro de informações corretas sobre a ninfoplastia, confira os mitos e verdades sobre o procedimento!
1. “Só deve fazer procurar pela cirurgia aquela que se sente insatisfeita e desconfortável com a estética da sua parte íntima?”
VERDADE! A mulher que está desconfortável e sente que a estética está atrapalhando a sua qualidade de vida, pode procurar pela ninfoplastia.
2. “A cirurgia não possui riscos”
MITO! A ninfoplastia é um método bastante seguro, mas, assim como qualquer cirurgia, é necessário seguir as instruções médicas para evitar problemas como: infecção, abertura de pontos, hemorragia ou uma cicatrização alterada.
3. “Pessoas que fazem essa cirurgia podem perder a sensibilidade da região”
MITO! Assim como qualquer cirurgia, a perda de sensibilidade da região pode ocorrer no pós-operatório, mas após a cicatrização a região volta a responder ao toque.
4. “A cirurgia deve ser agendada só após a menstruação”
VERDADE! Dessa forma, garante-se que a mulher não menstrue durante o pós-operatório.
5. “O pós-operatório é muito doloroso”
MITO! Pode haver inchaço e certo desconforto. Mas com os devidos cuidados (como compressa fria na região) e os medicamentos receitados pelo médico, a recuperação será tranquila e praticamente sem dor.
6. “Sou virgem e posso realizar a ninfoplastia”
VERDADE! Essa cirurgia é um procedimento externo, não encosta e não altera o hímen, então não vai interferir nas futuras relações sexuais.
7. “A ninfoplastia é um procedimento unicamente estético”
MITO! Mesmo que muitas mulheres procurem esse tipo de cirurgia por causa da estética, o aumento dos pequenos lábios pode causar grande desconforto e dor durante a relação sexual, além de prejudicar o emocional.
8. “É necessário ficar sem ter relações sexuais por um tempo”
VERDADE! O ideal é que a mulher não tenha relação sexuais por pelo menos 30 dias após o procedimento.
Tenha em mente que o médico irá orientar sobre todos os cuidados e o tempo necessário para cada caso durante a consulta. Isso evita que os tecidos operados acabem cicatrizando erroneamente ou então que os pontos se rompam.
9. “Fica uma cicatriz grande”
MITO! Se a cirurgia for feita corretamente e por profissionais capacitados, a cicatriz é imperceptível, ninguém dirá que a paciente passou por uma cirurgia.
A cirurgia intima é uma cirurgia bem tranquila e simples, que dura em média uma hora e pode ser realizada na própria clínica, com anestesia local. Os pontos são intradérmicos e feitos por uma ponteira cirúrgica muito delicada, permitindo mais precisão e uma ótima cicatrização.
São muitos os benefícios que você pode esperar desse procedimento, sendo possível observar com clareza o antes e depois da ninfoplastia.
Lembre-se que qualquer mulher pode fazer essa cirurgia. No entanto, apenas o médico irá decidir se a ninfoplastia é ou não uma opção. Afinal, para recorrer a essa intervenção é necessário que a mulher apresente:
hipertrofia ou assimetria dos pequenos lábios, causando desconforto;
alterações genitais causadas pela gravidez ou lesões obstétricas que afetam a aparência da genitália interferindo nas sensações durante a relação sexual;
É muito importante frisar que tudo sempre deve ser muito bem discutido com o médico capacitado. Só ele vai saber identificar qual a melhor forma de resolver o problema e indicar a cirurgia, caso necessário.
Não é a toa que a FEBRASGO declara que nenhum procedimento no trato genital inferior feminino deve ser feito sem a análise de um médico com título de especialista em Ginecologia-Obstetrícia. É imprescindível que o especialista faça uma avaliação do problema baseado nas queixas da paciente, para ter certeza da necessidade da cirurgia.
Gostou do artigo? Aproveite e nos siga no Facebook e Instagram para não perder nenhuma das nossas atualizações sobre saúde da mulher e ainda ficar por dentro de todas as novidades em primeira mão.