Tipos de tratamento para incontinência urinária de esforço

Tipos de tratamento para incontinência urinária de esforço
maio/2022

A incontinência urinária de esforço é caracterizada pela perda involuntária da urina em situações de, como o próprio nome diz, esforço como fazer exercícios físicos, tossir ou espirrar.

Esse transtorno é mais recorrente na população feminina, podendo se manifestar em tanto em mulheres mais jovens quanto as mais velhas. A incontinência urinária de esforço ocorre por conta do enfraquecimento dos ligamentos e músculos do períneo, outro motivo também são: gestação, parto vaginal, obesidade, tosse crônica, constipação intestinal;

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), diz que segundo os dados da Sociedade Internacional de Incontinência e da Sociedade Internacional de Uroginecologia, cerca de 200 milhões de pessoas sofrem de incontinência urinária, e destas, 50% têm incontinência urinaria de esforço. Estima-se então, que pelo menos 49% das mulheres com sintomas de incontinência urinária apresentam a incontinência de esforço.

Mesmo que a incontinência urinária não seja um risco propriamente dito, não deixa de ser uma condição que pode acarretar várias implicações, não só médicas, como também sociais, psicológicas e econômicas, sendo capaz de afetar a qualidade de vida. Não é a toa que esse transtorno faz com que muitas mulheres se privem de certas atividades, afinal, esse problema também prejudica a autoestima.

Fatores de risco para a incontinência urinária

Os fatores de risco, são todos aqueles fatores que aumentam as chances de uma pessoa sadia desenvolver uma determinada doença, então, a partir disso, podemos destacar quais os principais fatores que levam uma mulher a apresentar uma incontinência urinária de esforço.

  • Idade avançada;

  • Obesidade;

  • Menopausa;

  • Partos vaginais;

  • Gravidez;

  • Deficiência estrogênica;

  • Tabagismo;

  • Diabetes;

  • Neuropatias;

  • Tosse crônica;

  • Constipação intestinal;

Existem inúmeras situações que favorecem o aparecimento da incontinência urinária, portanto, é importante ficar de olho nos sinais que o corpo dá. Perder urina não é nada normal, mesmo que muitos digam que com a idade isso é algo corriqueiro. Ir ao médico e fazer exames é o ideal para que o problema seja resolvido, afinal existem tratamentos para esse transtorno.

Tipos de tratamentos

Geralmente o tratamento mais indicado para a incontinência urinária de esforço é o cirúrgico, no entanto, exercícios ajudam bastante a reforçar a musculatura do assoalho pélvico. Segundo o protocolo da FEBRASGO, existem quatro formas de tratamento, sendo eles:

  • Fisioterápicos;

  • Farmacológicos;

  • Cirúrgico;

  • Agentes de preenchimento.

Tratamentos fisioterápicos

O tratamento conservador fisioterapêutico para a incontinência urinária de esforço é voltado para o trabalho dos músculos pélvicos, os exercícios fisioterápicos para o fortalecimento do assoalho pélvico são bastante eficazes e um de seus principais objetivos é fortalecer os músculos do assoalho pélvico, melhorando a força e a função da musculatura.

 No geral, a fisioterapia é um recurso terapêutico que não causa incômodo ou riscos a saúde, além disso, é compatível com qualquer outro tipo de tratamento.

Tratamento cirúrgico

A cirurgia só é indicada pelo médico quando o tratamento conservador não funciona. Um tipo de cirurgia bastante usado é a cirurgia Sling, que vem se apresentando bem eficaz.

Esse tipo de cirurgia promove uma força de tensão, além de ser facilmente acessível e ter baixo risco de infecção ou rejeição e uma alta cicatrização. Ela é indicada para aqueles casos de defeito esfincteriano e  para aqueles pacientes com alto risco de falha na cirúrgica (portadores de bronquite crônica, asma, flacidez congênita dos tecidos).

Tratamento com FRAXX

O FRAXX é uma nova tecnologia que se assemelha a alguns tratamentos faciais e corporais, no entanto, essa radiofrequência é direcionada para tratar a área vaginal e a vulva no próprio consultório e de forma rápida e segura.

Ele basicamente envia pulsos de energia eletromagnética, produzindo micropontos térmicos que estimulam a formação de colágeno. Isso faz com que aumente a espessura, além de melhorar a elasticidade das paredes da vagina e da vulva. Esse tratamento é muito indicado em casos de incontinência urinária leve, como  também para atrofia genital, flacidez, entre outros, sendo uma ótima opção para a recuperação da saúde vaginal, melhorando a qualidade de vida da mulher.

Fique por dentro de mais assuntos como esse, leia o nosso blog (link do blog) e acompanhe nossos artigos. Também não deixa de seguir a gente no Facebook e Instagram, dessa forma você não perde nada das nossas atualizações.

A Femme Surg oferece as melhores alternativas de tratamentos, contando com recursos avançados e eficazes garantindo uma melhor qualidade de vida. Você também pode entre em contato com a nossa equipe pelo número (48) 99602-5655 ou (48) 3204-6031. Estamos sempre apostos para atender e ajudar você.

Uma clínica completa, voltada para saúde da mulher.