A histeroscopia é um exame ginecológico, minimamente invasivo que proporciona a identificação de possíveis alterações no útero.
Esse procedimento se dá pela utilização de uma câmera de alta definição, que é colocada na cavidade uterina, tornando possível fazer o diagnóstico e tratamento de doenças que acometem o útero, como pólipos de endométrio e até alguns tipos de miomas.
A histeroscopia pode ser considerada similar a uma endoscopia, sendo um exame simples e bastante solicitado para cuidar da saúde da mulher.
Histeroscopia cirúrgica
Nesse caso, seu principal objetivo é tratar as alterações ocorrentes no interior da cavidade uterina. Através da histeroscopia cirúrgica são retirados miomas, pólipos, aderências e realizadas biopsias de tumores cancerígenos. Tudo isso sem necessidade e incisões ou cortes no abdomem, ou no canal vaginal.
Aqui, o procedimento será feito em centro cirúrgico, portanto, a paciente receberá uma sedação para que possa dormir durante todo o tempo e recebe alta hospitalar no mesmo dia, logo após a recuperação anestésica.
Quando a histeroscopia é indicada?
Ela é indicada principalmente para as mulheres que tenham sangramento uterino anormal, ou seja, aquelas mulheres que apresentam sangramento após a menopausa, também para aquelas que menstruam muito (em muita quantidade ou em muitos dias). Casos onde a mulher também menstrue mais de uma vez naquele mesmo mês ou até mesmo para as mulheres que não apresentam menstruação por dois ou mais meses.
A histeroscopia também é indicada para as mulheres que tem alguma alteração no exame de ultrassom transvaginal na parte do endométrio. Conforme a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), as mulheres que apresentam um sangramento uterino anormal, podem ser portadoras de câncer do corpo do útero, também conhecido como câncer de endométrio.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse tipo de câncer pode ocorrer em mulheres de qualquer idade, no entanto, é mais comum em mulheres que estão na menopausa.
Tenha em mente que as técnicas e materiais evoluíram muito, tornando possível que qualquer mulher possa fazer o exame, ou seja, não há restrições para a realização do procedimento.
Haverão casos onde é necessário a realização da histeroscopia mesmo com a mulher tendo o sangramento menstrual. Além disso, o procedimento pode ser feito em mulheres que não são sexualmente ativas, como também durante a gravidez, se for o caso.
Além do que já foi dito, a histeroscopia também pode ser indicada para tratar situações como:
-
espessamento endometrial;
-
análise de possíveis causas de infertilidade;
-
investigar as causas de defeitos ou mau formaçoes do útero;
-
investigar se existe a possibilidade de câncer no útero.
Para entender melhor sobre a histeroscopia, a Dra. Cristiane Maria Hunsche, ginecologista da Femme Surg em Florianópolis, respondeu algumas perguntas sobre o assunto! Confira a seguir.
Precisa de algum preparo específico para fazer o exame?
Quando a histeroscopia é realizada em centro cirúrgico, sim. São necessários todos os cuidados para um procedimento cirúrgico, ou seja, jejum, exames pré-operatórios em dia e consulta com o médico anestesista.
Quais os cuidados necessários após a realização?
É necessário repouso. A mulher também deve evitar atividades físicas intensas, como também relações sexuais vaginais por alguns dias.
Quais os benefícios desse procedimento?
É muito importante salientar o papel da histeroscopia. Cada vez mais tem se indicado esse exame para o tratamento de pólipos e miomas justamente pelos grandes benefícios que essa técnica cirúrgica dispõe para as pacientes.
Ou seja, a preservação do útero, o menor risco de complicações anestésicas, hemorrágicas e infecciosas, a recuperação muito mais rápida dos sintomas, além de retorno as atividades laborais, físicas e sexuais muito antes do que se fosse o caso de fazer uma histerectomia, que é a remoção do útero todo.
Esse último sendo um dos principais benefícios da histeroscopia. Com esse procedimento, é possível evitar a retirada do útero, conseguindo tratar exatamente a parte do útero que está doente sem precisar removê-lo por completo.
O exame é doloroso?
Quando a histeroscopia é realizada em centro cirúrgico, absolutamente não. O exame é feito com uma sedação intravenosa, onde uma medicação anestésica é colocada pela veia da paciente. Ela irá dormir durante todo o procedimento, sem nenhuma sensação de dor.
Histeroscopia em Florianópolis
Se seu médico indicou a histeroscopia e você está procurando um lugar de confiança para fazer o procedimento, nós temos a solução.
A Clínica Femme Surg oferece a histeroscopia em Florianópolis para você que está apresentando quadro indicativo para a realização do exame. Com um espaço para que você se sinta segura e acolhida a todo o momento, desde a primeira consulta até seu retorno após a realização do procedimento.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a histeroscopia? Então entre em contato com a nossa equipe. Estamos localizados na Rua Campolino Alves, 300. Edifício Continente Office Prime, Sala 811, Capoeiras, Florianópolis.
Quer ficar por dentro de mais assuntos como esse? Então acesse o nosso blog e leia os nossos outros artigos! Aproveita e segue a gente no Facebook e Instagram, assim você não perde nenhuma das nossas publicações.