Livre-se das lesões do HPV genital em uma única sessão

Livre-se das lesões do HPV genital em uma única sessão
maio/2022

HPV (Papilomavírus Humano) é um grupo de cerca de 200 tipos diferentes de vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. A doença pode gerar as lesões HPV genital. 

A transmissão dessa doença ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, sendo a relação sexual desprotegida o principal meio de contágio. O INCA também aponta que estão inclusos em sexo os contatos: oral-genital, genital-genital ou manual-genital.

É importante destacar que a maioria das pessoas não apresenta sintomas da infecção por HPV. Contudo, quando há diminuição na imunidade, o organismo tende a manifestar algumas lesões.

O INCA também informa que pelo menos 5% das pessoas infectadas pelo vírus apresenta algum tipo de manifestação, seja clínica ou subclínica.

Lesões clínicas

Essas lesões irão se apresentar como verrugas (conhecidas como “crista de galo”, “figueira” ou “cavalo de crista”),na região genital e no ânus. Essas verrugas possuem um aspecto parecido com o de uma couve-flor e seu tamanho pode variar.

É comum que nas mulheres as verrugas apareçam em lugares como:

  • colo do útero;

  • vagina;

  • vulva;

  • região pubiana;

  • perineal;

  • perianal e;

  • ânus.

Enquanto nos homens, podem surgir:

  • no pênis (normalmente na glande);

  • na bolsa escrotal;

  • na região pubiana;

  • na perianal e;

  • no ânus.

Em ambos os sexos, as verrugas podem aparecer na garganta e na boca. É importante destacar que as lesões clínicas geralmente são assintomáticas, no entanto, haverão casos em que o local pode coçar.

Ministério da Saúde aponta que essas verrugas, normalmente, não estão ligadas aos tipos de HPV cancerígenos, porém lesões concomitantes podem acontecer.

Lesões subclínicas

Essas lesões são aquelas que não podem ser vistas a olho nu. Também podem ser encontradas nos mesmos lugares que as lesões clínicas, tanto nos homens como nas mulheres. Entretanto, não apresentam nenhum tipo de sintoma ou sinal.

De acordo com o INCA, há dois tipos de lesões ocorrentes no colo do útero, as chamadas de Intra-epiteliais de baixo grau ou neoplasia Intra-epitelial grau I, são as que representam só a presença do vírus. Enquanto as lesões Intra-epiteliais de Alto Grau ou Neoplasia Intra-epitelial graus II ou III, são as que antecedem o câncer do colo do útero.

Vale informar que é bastante raro ter o desenvolvimento de algum tipo de lesão, seja clínica ou subclínica, em outras partes do corpo.

Diagnóstico das lesões de HPV genitais

É importante destacar que no caso de infecção por HPV no colo com ausência de manifestação, o diagnóstico do vírus só poderá ser feito por meio de exames, como o papanicolau.

No mais, as lesões clínicas podem ser identificadas por exames clínicos tanto nos homens e nas mulheres. Já nas subclínicas, haverá a necessidade de exames como:

  • citopatológico;

  • histopatológico e;

  • de biologia molecular (como dito no início).

Ou pode ser feito o uso de alguns instrumentos com capacidade de aumentar a visualização da área. Esses instrumentos geralmente necessitam de reagentes químicos para contraste. Temos como exemplo:

  • colposcopia;

  • peniscopia e;

  • anuscopia.

A partir do diagnóstico confirmado, o médico poderá decidir qual a melhor forma de tratar as lesões de HPV genitais.

Tratamento das lesões de HPV genitais

O tratamento para as verrugas deve ser sempre individualizado, uma vez que vai depender da extensão, quantidade e localização das lesões.

Existem diferentes formas de tratar as lesões do HPV genital como: o uso de laser, eletro cauterização, ácidos e até mesmo medicamentos para melhorar o sistema de defesa do organismo. O método será escolhido em conjunto pelo médico e paciente de acordo com cada caso.

cirurgia de alta frequência é uma das melhores opções para o tratamento de lesões precursoras de câncer de colo do útero. Essa cirurgia se dá pela retirada do tecido prejudicado sem causar nenhum dano ao órgão, contando com anestesia local e ambiente completamente seguro.

Já o tratamento das verrugas podem ocorrer por meio da aplicação de substância ácida no próprio consultório. Medicamentos em formato de creme também podem ser uma opção, assim como a cauterização elétrica, que elimina as lesões de HPV genital em apenas uma única sessão.

A Femme Surg é referência em cirurgias e tratamento minimamente invasivos. Temos profissionais capacitados e preparados para atender você, passando confiança e acolhimento a todos os nossos pacientes.

Gostou do artigo? Esperamos que tenha esclarecido possíveis duvidas sobre o assunto. Quer continuar lendo conteúdos como esse? Então acesse o nosso blog e fique por dentro de todos as nossas publicações!

Aproveita para seguir a Femme Surg no Facebook e Instagram, assim você fica por dentro de todas as atualizações e novidades sobre a saúde da mulher e os mais novos tratamentos em primeira mão.

Uma clínica completa, voltada para saúde da mulher.