Você conhece o exame Colposcopia?

Você conhece o exame Colposcopia?
maio/2022

A colposcopia é um exame que, junto ao papanicolau e outros testes específicos, são importantes para avaliar o canal vaginal, a vulva, o colo de útero. Esse exame visa detectar lesões que podem acabar evoluindo para complicações mais sérias, além de identificar lesões causadas pelo vírus HPV.

Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO),em seu Manual de Orientação Trato Genital Inferior, o papilloma vírus humano (HPV),é o principal cofator para desenvolvimento do câncer de colo uterino.

O câncer de colo do útero é um dos tumores malignos mais frequente em mulheres e seu tratamento vai variando dependendo do caso. Contudo, uma coisa é certa, as estratégias de prevenção do câncer do colo do útero devem partir da importância de ser descoberta precocemente.

E é nesse contexto que entra o exame de colposcopia, que segundo a FEBRASGO, é considerado a única forma de visualização das lesões causadas pelo HPV e de uma melhor avaliação de uma possível evolução dessas mesmas lesões.

Quando esse procedimento é indicado?

O exame deverá ser indicado: caso haja alterações citológicas, por exemplo, se o resultado do papanicolau for alterado; se for detectado o vírus HPV de alto risco na paciente; se a paciente apresentar sinusorragia (sangramento durante a relação sexual),se o médico assistente observar lesões anormais no colo do útero, vagina ou vulva; para controle após tratamento de câncer de colo uterino e após CAF (Cirurgia de alta frequência) de lesões pré-cancerigenas. colposcopia é requerida

Durante o exame de colposcopia, caso seja identificada área anormal, será realizada uma pequena biopsia desta área. Ao final, será emitido um laudo do exame de colposcopia e anexado o laudo da biópsia (quando houver) para a paciente encaminhar para seu médico assistente, aquele que solicitou o exame; desta forma, o mesmo poderá dar seguimento ao tratamento.

Como funciona o procedimento?

O exame de colposcopia é realizado por um aparelho chamado colposcópio, que permite a visualização do colo uterino, sob uma luz brilhante e com um aumento de 10 a 40 vezes.

A paciente deverá se deitar em posição ginecológica, para que o médico coloque o espéculo vaginal, que é um aparelho que permite que a vagina fique aberta durante o tempo do exame, para só então posicionar o colposcópio, tendo uma distância obrigatória de 28 cm da paciente.

Graças ao auxílio de algumas soluções corantes, o médico consegue detectar qualquer lesão que possa levar ao câncer de colo do útero.

O exame não causa dor, pode haver sim um desconforto, mas só isso, pois a colposcopia não é um exame doloroso.

Preparação necessária

Não há necessidade de fazer grandes preparações antes do exame, contudo, existem alguns requisitos que devem ser levados em consideração, pois podem impedir que o exame seja realizado.

  • Não pode estar menstruada;

  • Não pode ter relações sexuais no dia anterior ao exame;

  • Não usar nenhum tipo de creme ;

Da mesma forma que não tem grandes preparações para a realização do exame, não há nenhum cuidado especial após o exame, podendo a paciente retornar as suas atividades laborais imediatamente.

Já no caso de ter sido realizado uma biópsia, é necessário alguns cuidados a mais, já que nessa situação pode ocorrer pequenas perdas de sangue, então evite duchas higiênicas e claro, relações sexuais por 24 a 48hs após a realização do exame.

Gostou do assunto? Nós da Femme Surg estamos sempre preocupados em trazer os melhores conteúdos para você. Então, fique por dentro de mais assuntos como esse, leia o nosso blog e acompanhe nossos artigos.

Aproveita segue a gente lá no Facebook e Instagram, assim você não perde nada das nossas atualizações e fica atualizado das mais diversas novidades e curiosidades sobre a saúde da mulher.

Uma clínica completa, voltada para saúde da mulher.