O que esperar da Ninfoplastia: antes e depois

O que esperar da Ninfoplastia: antes e depois
maio/2022

O objetivo principal da ninfoplastia, ou labioplastia como também é chamada, é remover o excesso de pele presente nos pequenos lábios vulvares de forma segura. Essa cirurgia íntima é capaz de corrigir os principais problemas estéticos relacionados à região íntima, como hipertrofia ou assimetria. Portanto, a comparação com o antes e o depois da ninfoplastia costuma ser muito satisfatória para as pacientes.

Esse procedimento cirúrgico, apesar de muitas vezes ser considerado estético, também pode corrigir problemas funcionais como:

  • dor na relação sexual por causa do excesso de pele;

  • incômodo ao usar roupas apertadas;

  • incômodo ou dor durante as atividades físicas.;

  • desconforto psicológico.

Mesmo ganhando cada vez mais espaço entre as mulheres de todo o mundo, ainda existem muitos mitos sobre o procedimento. Neste artigo, vamos esclarecer as principais informações sobre essa cirurgia íntima.

Como é feita a ninfoplastia?

A idade mínima indicada para a realização da ninfoplastia é 18 anos e não existe uma idade máxima específica para fazer o procedimento.

Antes de fazer essa cirurgia íntima, a ginecologista poderá solicitar alguns exames. Só então a cirurgia será marcada, sempre após a menstruação

ninfoplastia, ou labioplastia como também é chamada, é feita no próprio consultório médico com anestesia local e dura em média uma hora.

Para o procedimento, utiliza-se um bisturi de alta frequência parecido com a tecnologia laser, através da energia eletromagnética. Dessa forma, a incisão é suave, sem traumas e extremamente precisa. A partir de então, o médico faz a retirada do excesso de tecido nos pequenos lábios e da pontos absorvíveis, para que não seja necessário retirá-los depois.

As cicatrizes hipertróficas diminuem e o pós operatório se torna confortável e com bons resultados estéticos. O procedimento é muito tranquilo e a paciente pode voltar para casa no mesmo dia. Depois, é só esperar para comparar o antes e depois da ninfoplastia.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional Santa Catarina (SBPC), a decisão de quando fazer a retirada dos pequenos lábios cabe ao médico,. Ele irá analisar os desejos da paciente e extrair a quantidade certa de pele para atingir o esperado esteticamente sem deixar de pensar na função dos pequenos lábios.

O antes e depois da ninfoplastia: o que esperar do pós operatório?

pós operatório da ninfoplastia costuma ser muito tranquilo, com apenas um pouco de inchaço no local. Embora possa haver um certo desconforto e leves dores, esses incômodos podem ser resolvidos com a medicação indicada pelo especialista.

No mais, alguns detalhes requerem atenção redobrada das pacientes que se submeteram à labioplastia, como:

  • repouso de três dias;

  • manter sempre a região higienizada;

  • esperar pelo menos três semanas para a prática de atividades físicas;

  • relações sexuais só depois de 30 dias de cirurgia;

  • usar roupas confortáveis, que não apertem a região sensibilizada.

Tenha em mente que, por mais segura que a ninfoplastia seja, ela ainda é uma cirurgia. Por isso, a falta de cuidados pode causar complicações, como: infecção, abertura de pontos, hemorragia ou até mesmo uma má cicatrização.

Contudo, se você seguir as orientações médicas rigorosamente, não há motivos para preocupações.

A incisão estará cicatrizada em até 30 dias. Então, com esse tempo será possível observar os resultados parciais do procedimento. Para visualizar o resultado final, o prazo é de 90 dias, já que é o tempo necessário para que o inchaço esteja reduzido. Só então será possível analisar o antes e depois da ninfoplastia.

Vantagens da cirurgia

As vantagens da ninfoplastia são muitas para a qualidade de vida e autoestima da mulher. A labioplastia também:

  • melhora as dores causadas pela assimetria;

  • melhora o desempenho sexual e alivia as dores;

  • diminui a flacidez;

  • melhora a autoestima da mulher.

Se você está insatisfeita com a aparência da sua região íntima, ou se sente desconfortável por qualquer um dos motivos já citados no texto, converse com sua ginecologista a respeito da ninfoplastia.

Todo e qualquer procedimento feito na região íntima feminina deve ser muito bem discutido com o médico em questão. Uma conversa sincera entre os dois é fundamental para estabelecer os desejos da paciente e qual a melhor forma de lidar com o problema.

Gostou do artigo? Então acesse o nosso blog e leia mais artigos como esse. Aproveite e nos siga no Facebook e Instagram para não perder nenhuma publicação exclusiva.

Uma clínica completa, voltada para saúde da mulher.