Cirurgia ginecológica em Florianópolis: saiba onde realizar!

Cirurgia ginecológica em Florianópolis: saiba onde realizar!
janeiro/2022

Se você está procurando onde fazer uma cirurgia ginecológica em Florianópolis, você veio ao lugar certo, mas antes, entenderemos um pouquinho mais sobre essas cirurgias.

As cirurgias ginecológicas são cirurgias que envolvem os órgãos do sistema reprodutor feminino, como útero, ovários, vagina, vulva. São cirurgias, realizadas em mulheres que apresentam algum diagnóstico de doenças no sistema reprodutor.

Segundo o Ministério da saúde, em seu Protocolo de Atenção Básica, os cuidados com a saúde da mulher vem se tornando uma prioridade, incluem atenção à saúde reprodutiva (pré-natal, parto, puerpério e planejamento reprodutivo). A prevenção dos cânceres de colo do útero e de mama, também são tratados como prioridade pelo Protocolo de Atenção Básica.

São muitas as doenças relacionadas ao sistema reprodutor feminino, como:

Toda mulher deve ter acesso aos cuidados com a saúde, garantindo uma boa qualidade de vida, prevenindo doenças e assegurando o autocuidado.

Os cuidados com a saúde da mulher precisam se tornar uma prioridade e as cirurgias ginecológicas são uma ótima opção de tratar as doenças do sistema reprodutor.

Quais as cirurgias mais realizadas no Brasil

De acordo com o Ministério da Educação, as cirurgias ginecológicas proporcionam mudanças no que diz respeito a saúde da mulher. Por serem minimamente invasivas, essas cirurgias são uma tendência mundial por conta dos seus muitos benefícios para as pacientes.

videolaparoscopia histeroscopia são exemplos de cirurgias indicadas para mulheres diagnosticadas com doenças como: miomas, cistos, endometriose, entre outras doenças ginecológicas.

No entanto, existem outros tipos de procedimentos para o trato dos problemas do sistema reprodutivo. Algumas das técnicas de cirurgias ginecológicas mais comuns no Brasil são:

Histerectomia

Para o Ministério da Saúde, a histerectomia é um tratamento definitivo para algumas doenças ginecológicas como: leiomiomas uterinos, hemorragias uterinas, prolapso dos órgãos pélvicos e doença maligna.

Ela é uma cirurgia ginecológica caracterizada pela remoção (total, subtotal ou radical) do útero. Baseado na extensão da cirurgia realizada, a histerectomia pode ser feita de três formas:

  • Total: cirurgia mais utilizada, onde o útero é retirado em sua totalidade, incluindo o corpo de útero e o colo uterino.

  • Subtotal: geralmente indicado com a intenção de reduzir riscos de complicações intra e pós-operatórias. Nessa técnica, apenas o corpo uterino é retirado, preservando o colo do útero.

  • Radical: realizada em casos de doenças ginecológicas malignas, o útero em sua totalidade é retirado, assim como todos os ligamentos que envolvem o útero, além da  porção superior da vagina.

É muito importante destacar que para fazer a remoção do útero, é necessário o diagnóstico de alguma doença específica, além de uma avaliação médica bem criteriosa.

Conização e CAF

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a conização é um tratamento indicado para as lesões precursoras do câncer de colo uterino, detectadas pela colposcopia.

conização é o tratamento para lesões pré-cancerosas de alto grau, de colo uterino, sendo um procedimento cirúrgico pequeno e rápido, realizada em centro cirúrgico ou ambulatorial e com bloqueio anestésico ou sedação, fazendo a retirada dessas lesões evitando assim, o câncer de colo de útero.

Laqueadura de trompas

laqueadura é uma cirurgia feita nas mulheres que desejam a esterilização, ou seja, querem evitar definitivamente a gravidez.

Para que a laqueadura seja feita de forma voluntária, no Brasil, de acordo com a lei Nº 9.263, de 12 de Janeiro de 1996, as mulheres que desejam a cirurgia precisam ter capacidade civil plena, serem maiores de 25 anos e que tenham pelo menos dois filhos vivos.

Além disso, será estipulando um prazo mínimo de 60 dias entre à demonstração da vontade e o dia da cirurgia, incluindo o aconselhamento de uma equipe multidisciplinar, com o objetivo de desencorajar a esterilização precoce.

Tenha em mente que para descobrir se há a necessidade de realizar qualquer um desses procedimentos cirúrgicos, o ideal é que o paciente vá a inúmeras consultas médicas para a realização de exames e o acompanhamento com uma equipe profissional qualificada.

Cirurgias ginecológicas em Florianópolis

Clínica Femme Surg oferece opções de cirurgias ginecológicas em Florianópolis para todas as mulheres que apresentarem algum problema no sistema reprodutor. Como dito antes, as cirurgias ginecológicas podem ser as melhores opções de tratamento, no entanto, uma consulta com a ginecologista é essencial.

As profissionais da Femme Surg estão preparadas para receber suas pacientes com todo zelo, ouvindo, esclarecendo dúvidas e analisando cada caso para uma decisão precisa. Você pode entrar em contato conosco para mais informações sobre as cirurgias ginecológicas em Florianópolis.

Com um espaço confortável para que se sintam seguras e acolhidas, preparado pra cuidar da sua saúde da melhor forma possível. A Femme Surg está localizada na Rua Campolino Alves, 300. Edifício Continente Office Prime, Sala 811. Capoeiras, Florianópolis.

Gostou do artigo? Esperamos que suas dúvidas sobre o assunto tenham sido esclarecidas! Se quiser saber mais sobre as cirurgias ginecológicas funcionais e estéticas fique atento ao nosso blog e acompanhe nossas atualizações.

Uma clínica completa, voltada para saúde da mulher.