Laser íntimo: benefícios e indicações.

Laser íntimo: benefícios e indicações.
outubro/2021

laser íntimo é um procedimento cirúrgico indicado para o tratamento de problemas como atrofia vaginal, dor durante a relação sexual, além de casos de infecção ou incontinência urinária. O tratamento feito com o laser íntimo garante uma grande melhoria na qualidade de vida das mulheres.

Os benefícios da técnica são inúmeros e muitas mulheres buscam o procedimento para realizar um rejuvenescimento na região íntima. O uso do laser serve para recuperar o colágeno perdido, devolvendo a elasticidade e umidade para a região, proporcionando uma aparência mais jovem à vulva e a vagina.

Segundo o Ministério da Saúde, a saúde da mulher é uma prioridade do governo, e quando falamos de saúde, nos referimos a diversos aspectos da vida de uma mulher. Portanto, é muito importante ter em mente que a estética íntima da mulher, também é fundamental.

Cada paciente tem um motivo único que faz com que ela busque pelo tratamento com laser íntimo. Flacidez, escurecimento da pele, incontinência urinária, seja qual for a razão, o médico é quem irá determinar quantas sessões serão necessárias e se o laser íntimo é a opção ideal para o caso.

Como funciona o tratamento com laser íntimo

O tratamento com laser íntimo funciona a partir da liberação de energia e calor na genitália, esse calor estimula o colágeno e a elastina, sendo capaz de melhorar os tecidos do canal vaginal.

Dessa forma, ocorrerá a melhora da flacidez, da espessura da mucosa, além do fluxo sanguíneo, responsável por melhorar a lubrificação. Resumindo, o laser estimulará a produção de colágeno e ácido hialurônico que o nosso próprio corpo produz, fazendo com que a circulação sanguínea da mucosa da vagina aumente.

O tratamento também ajuda no clareamento da região da virilha como também em problemas como a incontinência urinária leve.

O procedimento é tranquilo e bastante seguro, feito no próprio consultório sem necessidade de internação e com resultados visíveis desde o primeiro momento, além disso, a paciente pode retornar às atividades diárias normalmente.

Quais os benefícios do procedimento

Fazer um tratamento com laser íntimo indica que a mulher está preocupada com a saúde íntima, dessa forma, ela visa não só melhorar sua autoconfiança, mas também aliviar os problemas que ocorrem no decorrer da vida.

Feito adequadamente o tratamento pode:

  • melhorar a libido;

  • melhorar a lubrificação íntima;

  • melhorar a elasticidade da vagina;

  • reduzir os flatos vaginais;

  • ajudar no rejuvenescimento e clareamento da vulva;

  • combater à incontinência urinária leve e moderada;

  • reduzir as dores durante a relação sexual (dispareunia).

Esses benefícios são decisivos na hora no momento de realizar ou não um tratamento com o laser íntimo, afinal, não são apenas as mulheres com mais idade que procuram pelo procedimento.

Mulheres em pós parto ou que possuam baixa autoestima, por conta de incômodos ligados a região íntima, também buscam o laser íntimo para atender suas necessidades. Entretanto, é muito importante destacar que pacientes gestantes ou que estejam menstruadas, pacientes com algum quadro infeccioso intestinal, urinário ou vaginal, não podem realizar o tratamento com laser íntimo.

Segundo a Associação Brasileira de Cosmetologia (ABCGIN), o laser também não é indicado para mulheres que apresentem quaisquer lesões na vagina ou no colo do útero, além disso,  mulheres menores de 18 anos, também não podem realizar o tratamento, pois o desenvolvimento completo da região íntima só ocorre depois dos 20 anos.

Se é da vontade da mulher fazer o tratamento com laser íntimo, analisar cada paciente individualmente é fundamental. Dessa forma, a ginecologista irá ter certeza sobre a indicação do procedimento, além disso, antes de se submeter ao laser, alguns exames serão solicitados a fim de averiguar a saúde da mucosa e do colo uterino.

No geral, é valido procurar o tratamento com laser íntimo por conta dos benefícios, tanto funcionais quanto estéticos, que ele traz a mulher. Além disso, ele é um procedimento tecnológico, minimamente invasivos e indolor. Isso faz com que a paciente, durante o tratamento, se sinta confortável e mais tranquila.

Gostou do artigo? Esperamos que este artigo ajude a compreender o que é laser íntimo e quais suas indicações e benefícios.

Quer continuar se aprofundando nos conteúdos sobre a saúde da mulher? Então fique de olho em nosso blog e não perca nenhuma das nossas atualizações. Siga também nossa página do Facebook e Instagram, nossas redes sociais estão sempre abertas e recheadas de informações sobre saúde da mulher!

Uma clínica completa, voltada para saúde da mulher.