Mioma Uterino: tudo o que você precisa saber

Mioma Uterino: tudo o que você precisa saber
junho/2022

mioma uterino é um tumor benigno que costuma surgir nas mulheres em idade reprodutiva, com maior incidência em mulheres negras.

Formados por músculos lisos que se formam no útero e podem causar um grande impacto na qualidade de vida, os miomas também estão ligados aos abortos de repetição e à infertilidade.

Em geral, os miomas são classificados em três tipos, de acordo com sua localização no útero:

  • miomas submucosos: encontrados dentro da cavidade uterina;
  • miomas intramurais: encontrados na parede uterina;
  • miomas subserosos: encontrados na superfície do útero.

Sua origem ainda é desconhecida. No entanto, segundo a Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), o crescimento desses miomas tem uma relação direta com alterações genéticas de cada mulher. Além disso, eles também possuem uma relação com os hormônios femininos reproduzidos no período fértil.

Por conta disso, é comum que os miomas apareçam durante a vida adulta da mulher, mais precisamente entre a primeira menstruação e a menopausa.

Sintomas do mioma uterino

Os miomas uterinos podem ser um problema quase que silencioso. Afinal, são muitas as mulheres que não sentem nenhum desconforto. É comum que a maioria das mulheres desconheçam que possuem esse tumor até fazerem exames de rotina ou tentem engravidar.

Ou seja, os miomas são normalmente assintomáticos. Mas, em 30 ou 40% dos casos, dependendo da sua localização e de seu tamanho, os sintomas podem se manifestar. Existem alguns sintomas comuns, que podem variar de acordo com número, tamanho e localização desses miomas.

Entre esses sintomas, podemos destacar:

  • Sangramento uterino anormal;

Caracterizado por um fluxo de sangramento intenso (quando o sangramento vaginal enche um absorvente de tamanho normal em menos de 2 hs, ou quanto o sangramento vaginal dura mais de 10 dias por mês) Pode acontecer também a saída de coágulos e de anemia.

  • Dor

As cólicas menstruais excessivas também podem indicar um indício da doença, assim como sentir dor durante a relação sexual. Dores pélvicas ou na lombar também podem ser sintomas de miomas uterinos.

  • Compressão de órgãos ao redor do útero;

Quando um mioma cresce muito, ele pode aumentar o volume abdominal, comprimir a bexiga e o intestino, causando incontinência urinária e até mesmo constipação intestinal.

No entanto, tenha em mente que esses sintomas irão depender do tamanho, quantidade e localização. Além disso, dependendo de onde o mioma seja encontrado, eles podem diminuir as chances de uma gravidez.

Como é feito o diagnóstico do mioma uterino

diagnóstico do mioma uterino costuma ser feito através do exame de ultrassonografia transvaginal.

Além disso, o especialista precisa avaliar os fatores de risco que podem ajudar no desenvolvimento dos miomas uterinos.

Esses fatores são:

  • idade;
  • fatores hormonais, como a primeira menstruação precoce ou menopausa tardia;
  • histórico familiar;
  • obesidade;
  • hipertensão;
  • nuliparidade (não ter tido filhos);

Tratamento dos miomas uterinos

Assim como o diagnóstico, o tratamento dos miomas uterinos também vai depender da localização, do tamanho e da quantidade encontrada no útero. No geral, os tratamentos podem ser feito clinicamente (de forma medicamentosa) ou cirurgicamente. Citamos alguns tratamentos atualmentes disponíveis para os miomas uterinos:

Geralmente os tratamentos cirúrgicos para os miomas só devem ser indicados em casos de falha ao tratamento clínico (persistência de sangramento anormal e dor mesmo com uso de medicamentos),miomas com um volume considerável e que apresentem crescimento em exame de seguimento, ou quando ele oferece qualquer tipo de risco para mulheres grávidas ou para o bebê na hora do parto.

Contudo, apesar de grande ocorrência de miomas na população, não são todas as mulheres que precisam de tratamento. Em sua maioria, os miomas não apresentam manifestações clínicas. Portanto, devem ser apenas acompanhados pelo especialista.

Femme Surg está sempre oferecendo as melhores alternativas de tratamento com recursos avançados e eficazes que garantem sua qualidade de vida.

Além disso, estamos sempre disponibilizando os melhores conteúdos para você entender e ficar por dentro sobre a importância da saúde feminina.

Fique por dentro de mais assuntos como esse. Continue lendo o nosso blog e acompanhe nossos artigos. Aproveite para nos seguir no Facebook e Instagram, assim você não perde nenhuma das nossas atualizações.

Uma clínica completa, voltada para saúde da mulher.