Os fios de preenchimento e sustentação são procedimentos que ajudam na:
diminuição da flacidez vaginal,
melhora no ressecamento vaginal;
melhora nos casos leves de incontinência urinária.
Os procedimentos que utilizam o fio de sustentação consistem na aplicação de fios na gordura subcutânea, ou seja, abaixo das camadas da pele, que auxiliam na restauração e rejuvenescimento da área íntima. O fio de sustentação é mais utilizado para reposicionar os tecidos que tendem a começar a cair com a idade.
Os fios de preenchimento, é uma opção de fios de polidioxanona – PDO, que são os fios de suspensão utilizados para a elevação da pele e diminuição da flacidez vulvar.
Quando usados na vulva, eles são utilizados para diferentes tipos de estímulos e indicações, como, por exemplo, se usados nos grandes lábios, esses fios de PDO, fazem um bioestimulo local.
Ou seja, estimula produção natural de colágeno nessa área, fazendo com que dê um pouco de volume, além de promover melhoria da tonicidade da pele.
É importante destacar que esses fios, são diferentes de alguns preenchedores, que ao contrário dos fios de PDO, agem por retenção líquida, em outras palavras, ele faz uma bioestimulação de colágeno, enquanto outros o preenchimento é por retenção líquida.
São procedimentos que apresentam resultados rápidos, além de eficazes e duradouros. Essa intervenção permite que o paciente retorne às suas atividades rotineiras no mesmo dia.
A aplicação dos fios de preenchimento e sustentação, tem como principal objetivo firmar a pele e melhorar a flacidez, tudo por meio de estímulo de colágenos gerados pelos fios implantados. Esse procedimento entrega um resultado parecido com o efeito lifting, melhorando a textura.
Os fios de preenchimento e sustentação são 100% absorvíveis, compostos de polidioxanona (PDO) que prometem, além do lifting dos tecidos, o estímulo da produção de colágeno, por meio do processo cicatricial em torno deles.
Indicado para mulheres com queixas de:
necessidade de bioestimulo em grandes lábios por conta de frouxidão;
por conta de alguma cicatriz;
por síndrome geniturinária;
ressecamento vaginal;
fissura de introito vaginal;
dor durante a relação sexual;
incontinência urinária leve.
Se você apresenta algum desses desconfortos, vale a pena marcar uma consulta com um ginecologista e ver qual o melhor procedimento para o seu caso.
Como é feito o procedimento?
Antes de qualquer coisa, é necessário um estudo minucioso das necessidades do paciente onde o fio mais adequado será escolhido.
De acordo com a Dra. Maria Luiza da Femme Surg, existem tipos de fios i-Threads, assim como várias espessuras, calibres, formatos e até mesmo uma certa quantidade de fios dentro de uma mesma cânula.
É por conta dessa variedade de fios que a aplicação vai depender da necessidade da paciente, de quanto tecido, quanto colágeno precisa ser estimulado no local. Assim como também é necessário analisar a extensão da área a ser tratada, sendo uma escolha individual para cada caso.
Ao contrário do que ocorre em procedimentos cirúrgicos, os fios de preenchimento e sustentação são pouco invasivos, realizados no próprio consultório médico, com a paciente acordada e anestesia local e a base de creme, para que ela não sinta dor durante todo o procedimento.
Logo após a inserção dos fios, ele terá uma reação inflamatória que pode causar um pouco de edema, assim como logo também é formado uma película ao redor do fio que é onde se inicia a produção do colágeno.
O acompanhamento é feito através de imagens para que além de avaliar o procedimento, a paciente também possa perceber toda a evolução. Os resultados dos fios i-Thread, podem ser vistos em cerca de 30 dias.
Vale a pena destacar que após o procedimento leva ao todo 40 minutos e a paciente pode voltar para casa sem nenhuma dor e podendo retornar a suas atividades rotineiras normalmente, tudo no mesmo dia.
Vantagem e desvantagem dos fios de preenchimento e sustentação
Assim como qualquer procedimento, os fios de preenchimento e sustentação também apresentam vantagens e desvantagens, contudo, continua se mostrando uma das melhores opções para as pacientes que mostram alguns dos desconfortos já citados.
A Dra. Maria Luiza indica que as vantagens dos fios i-Thread são:
melhora a autoestima da paciente;
melhora no desempenho sexual;
melhora no ressecamento vaginal;
melhora da dor ou desconforto;
melhora na incontinência urinária;
bioestimulo da área é feito com o próprio colágeno;
procedimento rápido.
Já no que diz respeito as desvantagens do procedimento, elas estão mais ligadas aos cuidados no pós operatório, como:
ficar por pelo menos 20 dias sem relações sexuais;
não andar de bicicleta por pelo menos 20 dias também (sem causar traumas no local);
Portanto, os fios de preenchimento e sustentação são uma ótima opção não só para a diminuição da flacidez vaginal, como outros problemas. O ideal é procurar um médico especializado em ginecologia, e ver qual o melhor procedimento para o seu caso.
Lembre-se que a saúde da mulher vai muito além do exterior, o íntimo também precisa de cuidados.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre fios de preenchimento e sustentação? Então acesse o nosso blog e fique por dentro de todos os nossos conteúdos sobre a saúde da mulher! Aproveita e segue nossas redes sociais (Facebook e Instagram),para saber em primeira mão nossas atualizações!