A incontinência urinária é caracterizada pela perda involuntária da urina por meio da uretra. De acordo com o Ministério da Saúde, esse distúrbio ocorre com mais frequência nas mulheres e idosos. Cerca de 10 milhões de pessoas sofrem com incontinência urinária no Brasil.
Tenha em mente que não é porque a incontinência urinária é algo mais comum em mulheres, que os homens estão livres de terem o problema. Qualquer pessoa pode ter incontinência urinária, mas por conta dos seus vários tipos, ela não será igual para todos.
Os principais tipos de incontinência urinária são:
incontinência urinária de urgência;
incontinência mista e;
enurese noturna.
É valido destacar que a eliminação da urina é controlada pelo sistema nervoso autônomo, contudo, existem situações que podem comprometer esse controle, como:
comprometimento da musculatura dos esfíncteres ou do assoalho pélvico;
gravidez e parto;
tumores malignos e benignos;
doenças que afetem a bexiga;
obesidade;
tosse crônica dos fumantes;
bexigas hiperativas, ou seja, contraem independente da vontade do portador.
O tratamento da incontinência urinária dependerá de alguns fatores como o tipo, a gravidade e a causa subjacente. Segundo o protocolo criado pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), existem quatro tratamentos mais recomendados, que são:
fisioterápico;
farmacológico;
cirúrgico e;
agentes de preenchimento.
No entanto, o laser íntimo também se mostra uma ótima opção de tratamento da incontinência urinária leve e moderada.
O laser íntimo é um procedimento que pode ser indicado para tratar problemas de atrofia vaginal, dor durante a relação sexual, casos de infecção e até mesmo a incontinência urinária. A depender de uma boa avaliação médica ginecológica e uma indicação específica para cada caso.
Como funciona o laser íntimo para incontinência urinária
O laser íntimo vai atuar na melhoria da sustentação da bexiga, por meio de estímulos de colágeno na parede vaginal e assoalho pélvico.
Mas como o laser íntimo para incontinência urinária funciona de fato? Ele atua através da termoterapia, ou seja, por aplicação terapêutica de calor, agindo diretamente no local com o estímulo da vascularização do canal vaginal.
É importante destacar que a aplicação do laser é indolor e sem sangramento, além de ser bastante rápida. Suas sessões irão variar conforme a necessidade e o perfil de cada paciente. Esse procedimento também permite o retorno quase que imediato às suas atividades normais.
O laser íntimo para incontinência urinária deve ser realizado por um profissional ginecologista capacitado e dentro do próprio consultório, utilizando um aparelho bastante semelhante ao de ecografia transvaginal.
Esse aparelho irá emitir um laser que estimulará a produção do colágeno, sendo um procedimento, como já dito, minimamente invasivo.
Benefícios do tratamento com laser
Os benefícios do laser íntimo não são específicos para o tratamento da incontinência urinária, uma vez que ele atua em outros problemas, servindo também para o rejuvenescimento íntimo.
Para a Associação Brasileira de Cosmetologia (ABCGIN), são muitos os benefícios desse tratamento, sendo capaz de promover não só o bem-estar com também uma melhor qualidade de vida para a mulher.
Além do tratamento da incontinência urinária leve e moderada, os outros benefícios do laser íntimo são:
redução da flacidez;
redução do ressecamento vaginal;
melhoria da elasticidade;
reduz as dores durante a relação sexual.
Portanto, é possível observar que o laser íntimo traz benefícios não só funcionais, como estéticos, sem a necessidade de cirurgias demoradas, proporcionando um maior conforto para as pacientes.
Tenha em mente que para utilizar o laser intimo como tratamento da incontinência urinária, assim como para qualquer outro fim, é ideal que procure por um ginecologista. Só ele será capaz de avaliar a paciente individualmente, pedindo exames necessários para comprovar qual é o melhor tratamento para o seu caso.
Vale lembrar que o tratamento da incontinência urinária com laser íntimo é apenas para casos leves e moderados. Dependendo do tipo da incontinência e do grau, outro tratamento pode ser indicado.
Esperamos que o artigo tire algumas dúvidas sobre o laser íntimo para incontinência urinária, assim como seus benefícios. Quer continuar lendo conteúdos como esse? Então acesse o nosso blog e fique por dentro de todos as nossas publicações!
Aproveita para seguir nossas redes sociais (Facebook e Instagram),assim você fica por dentro de todas as atualizações e novidades sobre a saúde da mulher, tratamentos e curiosidades.