Uso de laser íntimo para incontinência urinária entenda como funciona!

Uso de laser íntimo para incontinência urinária entenda como funciona!
janeiro/2022

incontinência urinária é caracterizada pela perda involuntária da urina por meio da uretra. De acordo com o Ministério da Saúde, esse distúrbio ocorre com mais frequência nas mulheres e idosos. Cerca de 10 milhões de pessoas sofrem com incontinência urinária no Brasil.

Tenha em mente que não é porque a incontinência urinária é algo mais comum em mulheres, que os homens estão livres de terem o problema. Qualquer pessoa pode ter incontinência urinária, mas por conta dos seus vários tipos, ela não será igual para todos.

Os principais tipos de incontinência urinária são:

É valido destacar que a eliminação da urina é controlada pelo sistema nervoso autônomo, contudo, existem situações que podem comprometer esse controle, como:

  • comprometimento da musculatura dos esfíncteres ou do assoalho pélvico;

  • gravidez e parto;

  • tumores malignos e benignos;

  • doenças que afetem a bexiga;

  • obesidade;

  • tosse crônica dos fumantes;

  • bexigas hiperativas, ou seja, contraem independente da vontade do portador.

O tratamento da incontinência urinária dependerá de alguns fatores como o tipo, a gravidade e a causa subjacente. Segundo o protocolo criado pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), existem quatro tratamentos mais recomendados, que são:

  • fisioterápico;

  • farmacológico;

  • cirúrgico e;

  • agentes de preenchimento.

No entanto, o laser íntimo também se mostra uma ótima opção de tratamento da incontinência urinária leve e moderada.

laser íntimo é um procedimento que pode ser indicado para tratar problemas de atrofia vaginal, dor durante a relação sexual, casos de infecção e até mesmo a incontinência urinária. A depender de uma boa avaliação médica ginecológica e uma indicação específica para cada caso.

Como funciona o laser íntimo para incontinência urinária

laser íntimo vai atuar na melhoria da sustentação da bexiga, por meio de estímulos de colágeno na parede vaginal e assoalho pélvico.

Mas como o laser íntimo para incontinência urinária funciona de fato? Ele atua através da termoterapia, ou seja, por aplicação terapêutica de calor, agindo diretamente no local com o estímulo da vascularização do canal vaginal.

É importante destacar que a aplicação do laser é indolor e sem sangramento, além de ser bastante rápida. Suas sessões irão variar conforme a necessidade e o perfil de cada paciente. Esse procedimento também permite o retorno quase que imediato às suas atividades normais.

O laser íntimo para incontinência urinária deve ser realizado por um profissional ginecologista capacitado e dentro do próprio consultório, utilizando um aparelho bastante semelhante ao de ecografia transvaginal.

Esse aparelho irá emitir um laser que estimulará a produção do colágeno, sendo um procedimento, como já dito, minimamente invasivo.

Benefícios do tratamento com laser

Os benefícios do laser íntimo não são específicos para o tratamento da incontinência urinária, uma vez que ele atua em outros problemas, servindo também para o rejuvenescimento íntimo.

Para a Associação Brasileira de Cosmetologia (ABCGIN), são muitos os benefícios desse tratamento, sendo capaz de promover não só o bem-estar com também uma melhor qualidade de vida para a mulher.

Além do tratamento da incontinência urinária leve e moderada, os outros benefícios do laser íntimo são:

  • redução da flacidez;

  • redução do ressecamento vaginal;

  • melhoria da elasticidade;

  • reduz as dores durante a relação sexual.

Portanto, é possível observar que o laser íntimo traz benefícios não só funcionais, como estéticos, sem a necessidade de cirurgias demoradas, proporcionando um maior conforto para as pacientes.

Tenha em mente que para utilizar o laser intimo como tratamento da incontinência urinária, assim como para qualquer outro fim, é ideal que procure por um ginecologista. Só ele será capaz de avaliar a paciente individualmente, pedindo exames necessários para comprovar qual é o melhor tratamento para o seu caso.

Vale lembrar que o tratamento da incontinência urinária com laser íntimo é apenas para casos leves moderados. Dependendo do tipo da incontinência e do grau, outro tratamento pode ser indicado.

Esperamos que o artigo tire algumas dúvidas sobre o laser íntimo para incontinência urinária, assim como seus benefícios. Quer continuar lendo conteúdos como esse? Então acesse o nosso blog e fique por dentro de todos as nossas publicações!

Aproveita para seguir nossas redes sociais (Facebook e Instagram),assim você fica por dentro de todas as atualizações e novidades sobre a saúde da mulher, tratamentos e curiosidades.

Uma clínica completa, voltada para saúde da mulher.