Como se preparar para o exame de Colposcopia

Como se preparar para o exame de Colposcopia
maio/2022

exame de colposcopia é conhecido por ser um procedimento que, junto ao papanicolau, avalia o canal vaginal, a vulva e o colo de útero. Ele é um exame muito importante para detectar qualquer tipo de lesão que envolva essas áreas, inclusive lesões precursoras de câncer de colo de útero.

colposcopia costuma ser realizada por um ginecologista, mas também pode ser feita a pedido dele. Além disso, é um tipo de exame que pode ser feito no próprio consultório médico, indicado em casos de:

Entre as doenças que o exame de colposcopia pode diagnosticar, estão:

  • inflamação do colo do útero;

  • pólipos;

    lesões precursoras de câncer de colo uterino, vagina ou vulva;

    câncer de colo uterino, vagina ou vulva

  • lesões na vulva: de caráter infeccioso (IST´s),alterações de pigmentação, de textura, etc..

    causas de prurido (coceira) vulvar crônico

É importante destacar que antes do exame de colposcopia, a mulher não pode fazer uso de nenhum tipo de creme intravaginal, como também não ter relações sexuais por pelo menos 48 horas antes do procedimento, e, se houver alguma infecção com candidíase ou clamídia por exemplo, a mesma deverá ser tratada antes do exame de colposcopia. Além disso, para que o exame seja realizado, a paciente não pode estar menstruada, já que o fluxo sanguíneo pode interferir nas imagens.

O exame pode causar um certo desconforto, mas não dor. Se o médico visualizar alguma área alterada durante o exame, ele irá comunicar a paciente para em seguida proceder a realização de uma biópsia da área alterada.

A biopsia consiste na retirada de uma pequena amostra (inferior a 0,5cm) a qual será encaminhada para um laboratório especializado para ser realizado o exame anatomopatológico sobre o fragmento retirado. Portanto, o resultado do exame da biópsia (anatomopatológico) levará alguns dias para ser liberado, não podendo ser entregue no mesmo dia da realização da colposcopia.

Tenha em mente que esse exame só deve ser realizado em mulheres que são ou foram sexualmente ativas. Já no caso das mulheres que ainda são virgens, o exame de colposcopia é contraindicado, então os médicos costumam recomendar a vulvoscopia.

Cuidados após o exame de colposcopia

Após a realização do exame de colposcopia, é normal que a mulher sinta a região íntima um pouco sensível por alguns dias. Pode ocorrer também um leve sangramento e ou corrimento de coloração acastanhada e grumoso.

O médico que realiza o exame sempre irá fazer algumas recomendações. É muito importante seguir essas indicações. Geralmente elas incluem evitar por 24h após a realização do exame:  

  • relações sexuais;
  • uso de absorvente interno e/ou coletor menstrual.

A recuperação costuma ser tranquila e rápida. Contudo, se houver a presença de sintomas mais acentuados, como sangramento vaginal intenso, dores pélvicas, odores incomuns na vagina e até mesmo febre, a mulher deve procurar o médico responsável pelo procedimento.

É importante ressaltar que situações como essa são muito raras de acontecer, mas é fundamental prestar atenção ao próprio corpo para observar qualquer possível problema.

Gostou do artigo? A Femme Surg está sempre focada em trazer os melhores conteúdos e informações para você! Quer ficar por dentro de mais assuntos sobre os cuidados com a saúde da mulher? Então continue navegando em nosso blog e leia outros artigos como esse.

Aproveita para seguir a Femme Surg no Facebook e Instagram! Assim você não perde nenhuma das nossas atualizações e dicas!

Uma clínica completa, voltada para saúde da mulher.